No artigo anterior fiz uma introdução do Powershell, falando sobre suas vantagens e a interação com o sistema operacional e outras aplicações.

Para quem nunca trabalhou com a ferramenta, conhecer bem a terminologia e utilizar a seção de ajuda são os primeiros passos.

powershell

Terminologia

Cmdlets. As engrenagens do Powershell. Como unidade central de execução seguem o padrão Verb-Noun, o mesmo utilizado para as classes do .NET Framework. No exemplo do artigo anterior usamos o verbo Get (obter) e o substantivo, relacionado ao objeto em questão, Service para formar o comando Get-Service. Nessa lista você encontra todos os verbos que podem ser utilizados.

Parâmetros. São utilizados para customizar ou filtrar o resultado da execução de um comando. Estes são precedidos por um traço e sucedidos pelo valor ou condição.

powershell

No exemplo acima utilizamos o parametro –Name com o valor WinRM e localizamos o serviço desejado e suas informações.

Função.  É um código modular e reutilizável que pode ser referenciado em um script ou comando. Quando realizamos uma chamada de função o bloco de código correspondente é executado.

Quando criamos uma função ela fica disponível enquanto a sessão estiver aberta e para fazer sua chamada basta inserir seu nome e executar.

No exemplo abaixo, te mostro como criar uma função:

powershell

Após a criação podemos fazer a chamada apenas digitando SOMA e inserindo os valores necessários para que a função execute.

powershell

Variável. Objeto ou posição localizada na memória capaz de reter conteúdo de acordo com seu tipo.

Na figura abaixo temos uma variável X que recebe 10, como exemplo, pode ser utilizado em qualquer operação matemática e Y que corresponde ao cmdlet get-service.

powershell

Módulo. Unidade de comandos Powershell. Geralmente são referenciados a recursos ou ferramentas do Windows. Para que você administre o Active Directory, por exemplo, é necessário a execução prévia do módulo que armazena todos os comandos referentes a esta ferramenta.

Para verificar os módulos em execução, utilize o comando get-module com o parâmetro list que as informações serão listadas nos moldes do exemplo da imagem abaixo:

Conclusão

Neste artigo você foi apresentado ao conjunto de termos mais utilizados no Powershell. É importante para utilização da ferramenta a fixação de cada um deles.

No próximo artigo da série, vou demonstrar como utilizar a console de ajuda para produzir uma sequência de códigos.