Nesse vídeo, eu falo sobre 2 funcionalidades do Windows Server que vão te trazer uma economia de 50% de armazenamento no seu servidor de arquivos.

Um servidor de arquivos é extremamente importante para operação de qualquer empresa, arquivos sempre disponíveis e com backup em dia são essenciais para que você não tenha dor de cabeça.

Mas aprendi que nem tudo são flores.

Discos, fitas e controladoras representam um custo pra companhia. Na hora de fazer um projeto ou justificar a compra de novos equipamentos, incluir imagens, vídeos e músicas que não tem relação direta com as atividades corporativas podem mascarar a real necessidade de investimento de sua empresa ou cliente, criando grandes chances do seu projeto ir por água abaixo.

Com as ferramentas corretas é possível reduzir em até 50% o espaço em disco ocupado. O Windows Server conta com funções para estabelecer limites de armazenamento para usuários ou tipos de arquivos. Além disso você pode habilitar a triagem de arquivos, verificando e removendo blocos de arquivos que não estejam de acordo com a política de armazenamento da empresa, enxugando ainda mais o consumo de disco do seu servidor.