Atualmente, com a crescente demanda de suporte, é comum equipes de atendimento/service desk utilizarem ferramentas de assistência remota no auxilio de seus usuários.

Diferente do acesso via Área de Trabalho remota, o Windows conta com a ferramenta Assistência Remota utilizada como mecanismo de controle externo ao seu computador. Estabelecida a conexão, a equipe de suporte pode visualizar a tela do computador e também conversar sobre o que ambos estão vendo. Uma ferramenta muito interessante e que neste artigo vou te ensinar como utilizar.

assistencia_remota

                                         Fonte: Reprodução da Internet

Assistência Remota do Windows

A ferramenta possibilita o acesso utilizando a Internet ou Rede local (LAN) é necessário estar atento para que não haja bloqueios nos dispositivos de rede que inviabilizem a conexão.

Você encontra detalhes sobre os requisitos de rede aqui.

Concedendo o acesso

No Menu iniciarpesquise e clique no programa Assistência Remota do Windows.

00-assistencia-remota-no-iniciar

 

No console de Assistência Remota do Windows, clique em Convidar alguém confiável para ajudá-lo.

01-assistencia-remota

 

A solicitação de assistência pode ser realizada salvando este arquivo e repassando para o responsável pelo suporte ou enviando um e-mail com o arquivo de convite. Neste exemplo vou demonstrar como salvar este arquivo para posterior utilização, por e-mail o processo é bem parecido exceto pelo fato de que o envio será sem a etapa de salvamento.

02-assistencia-remota

 

Ao clicar em Salvar este convite como um arquivo, atribua um nome e salve em um local de fácil localização

03-convite-assistencia-remota

 

Transfira o arquivo para o responsável pelo suporte técnico, juntamente com a senha que será exibida na janela de Assistência Remota do Windows.

 

05-convite-assistencia-remota04-convite-assistencia-remota

 

Na janela de assistência remota do windows, você pode acessar as Configurações como será realizada a sessão.

05-configuracoes-assistencia-remota

 

E realizar um Bate papo com o responsável pelo suporte técnico


06-batepapo-assistencia-remota

 

Quando o arquivo for executado e a senha inserida, na sua tela você deverá Permitir que a assistência remota inicie.

07-assistencia-remota
PRONTO! A sessão remota foi estabelecida com sucesso.
09-assistencia-remota

 

GOSTOU DO ARTIGO, COMENTE ABAIXO QUERO A SUA OPINIÃO

ESTÁ COM DÚVIDA? PRECISA DE AJUDA? ME MANDE UM E-MAIL.